O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP). Os novos preços valem a partir desta quarta (17).
A medida anunciada, nesta terça-feira (16), põe fim ao modelo de paridade internacional, isto é, preços do petróleo atrelado ao dólar. Conforme a nota da estatal, a nova estratégia tem duas referências de mercado:
1) O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação. “Contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”.
2) O valor marginal para a Petrobras, “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
De acordo com a Petrobras, o novo modelo adotado pela empresa permite que sejam feitos ajustes que levam em conta fatores internos e regionais. A intenção, indica o comunicado, é fazer com que os preços praticados estejam alinhados por polo de venda.
“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz o trecho da nota.
A nova medida está em consolidação com a política pregada pelo presidente Lula (PT) que, durante a campanha eleitoral, prometeu mudar a política da Petrobras de atrelar os preços locais às taxas internacionais.