Um grupo de ambulantes protesta na porta da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na manhã desta segunda-feira (30) após atraso para o início do credenciamento para atuação na Festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Previsto para iniciar às 08h, conforme divulgado pelo órgão, até 10h30 ninguém havia sido convocado.
Um vídeo do jornalista, Rogério Alves mostra a insatisfação dos informais que estavam na fila há dias aguardando o momento de oficializar a participação na festa. Nas imagens é possível ver que há, inclusive, crianças sob tutela dos pais também esperando a convocação.
Sobre o caso, o prefeito Bruno Reis (UB) rebateu as críticas que a prefeitura vem recebendo sobre a situação dos ambulantes que buscam credenciamento para trabalhar nas festas de Verão na capital baiana. Segundo o chefe do Executivo municipal, há uma “pressão social, agravada pela pandemia”.
“É importante deixar claro que não houve nenhuma mudança no processo de licenciamento e cadastramento de ambulantes para os eventos de Salvador. Porque estão perguntando: ‘prefeito, está havendo algum problema porque houve alguma mudança?’. Não houve mudança nenhuma. [O licenciamento e cadastramento] está sendo feito da mesma forma que vem sendo feito há 10 anos”, explicou o prefeito.
“O que há é uma pressão social, agravada pela pandemia, em que muitas pessoas perderam emprego, e querem e precisam trabalhar como ambulantes no período de eventos para garantir seu sustento. Nós queremos que essas pessoas trabalhem, queremos dar todo apoio, agora existe uma limitação de espaço. O circuito da Lavagem do Rio Vermelho não cresceu, o circuito do Carnaval não cresceu”, disse.
Assista: