Início » Tarifaço enfraquecido? Sem suco de laranja e alumínio, Trump deixa de fora produtos estratégicos para o Brasil

Tarifaço enfraquecido? Sem suco de laranja e alumínio, Trump deixa de fora produtos estratégicos para o Brasil

por Redação

Com a promessa de abalar a economia brasileira, o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece ter se enfraquecido. Embora tenha assinado a Ordem Executiva que oficializa a tarifa de 50% a produtos importados do Brasil, o republicano deixou de fora produtos críticos para o Brasil.

A lista publicada pela Casa Branca com diversos itens não serão abrangidos pela ação. Entre eles, estão combustíveis, o suco e a polpa da laranja; minérios de ferro; e artigos de aeronaves civis, seus motores, peças e componentes — o que interessa à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Com isso, os aviões, helicópteros e suas partes, suco de laranja, celulose, madeira e móveis, cobre, aço, ferro e alumínio, energia e combustíveis, castanhas, fertilizantes, entre outros, escaparam da investida norte-americana.

As novas tarifas entram em vigor dia 6 de agosto. A redução drástica dos bens tarifados com as tarifas elevadas levou à comemoração de boa parte dos setores econômicos e também do governo brasileiro. Por outro lado, ainda há preocupação do setor de pescados e carne.

Leia também