STF inicia julgamento de acusados por ataques na sede dos Três Poderes

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar, na madrugada desta terça-feira (18), se os acusados de participarem dos atos golpistas, em 8 de janeiro, em Brasília, vão se tornar réus. O órgão vai analisar acusações contra cem pessoas . 

O julgamento vai ocorrer via plenário virtual. A defesa dos manifestantes vai poder apresentar suas retrações orais até segunda-feira (17). Os votos sobre a análise poderão ser feitos até a próxima segunda (24). 

A expectativa é de que os ministros do STF devem abrir ações penais contra os manifestantes. Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e, uma parcela, segue presa por determinação do relator da investigação, o ministro Alexandre de Moraes. 

Os casos de manifestantes que estão encarcerados serão priorizados. As outras 1.390 denúncias relativas serão analisadas posteriormente. Caso a denúncia seja aceita, o processo será iniciado. Serão coletadas provas materiais, documentos de testemunhas de acusação e defesa. 

Entre as denúncias, estão crimes previstos no Código Penal como abolição violenta do Estado democrático de Direito, associação criminosa e golpe de Estado. São citados também pela PGR os delitos de perseguição, ameaça, incitação ao crime e dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.  

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”