Premiê britânico Keir Starmer anuncia renúncia e abre disputa por sucessão

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará a carga após meses de pressão dentro do Partido Trabalhista. O primeiro-ministro afirmou ter comunicado a decisão ao rei Charles e disse que permanecerá no posto até a escolha de um novo líder, previsto para ocorrer antes do retorno do Parlamento, em setembro.

Starmer informou que as restrições para a disputa internacional começarão em 9 de julho e prometeu conduzir uma transição tranquila. “Permanecerei no cargo até o fim da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor”, declarou.

A pressão sobre o prêmio vinha crescendo há meses e ganhou força após a vitória do rival interno Andy Burnham em uma eleição suplementar. No mês passado, porém, Starmer havia descartado deixar a carga. “Não vou desistir”, disse. Questionado se o seu mandato como primeiro-ministro havia previsto, respondeu que não. “Mostramos precisamente que podemos reverter a situação”, comentou o político.

Com a saída do trabalho, o Reino Unido terá seu sétimo chefe de governo em dez anos. O sucessor será escolhido em uma disputa interna do partido e assumirá automaticamente o cargo de primeiro-ministro.

Related posts

PF descreve esquema no Digimais, de Edir Macedo, similar ao do Banco Master; veja ponto a ponto

Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher ‘tem outras atribuições em casa’

Após governo Petro, Colômbia elege presidente da direita