O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) durante a segunda fase da Operação Copia e Cola da Polícia Federal, na qual ele é um dos investigados.
Manga ficará afastado da função por 180 dias após o pedido da PF. Não há informação se ele foi alvo da operação realizada na manhã desta quinta-feira. O seu vice, Fernando Neto (PSD) assume a prefeitura.
A operação investiga irregularidades em contratos da Saúde na cidade do interior de São Paulo. Duas pessoas foram presas, entre elas o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito, que é suspeito de ser lobista e de lavar dinheiro em diversos contratos da prefeitura. A Câmara Municipal também já foi notificada.
‘Tiktoker’
Rodrigo Manga é famoso nas redes sociais. Com milhões de seguidores, ele é conhecido como ‘prefeito tiktoker’, graças ao conteúdo que publica em seus perfis, que geralmente são vídeos curtos, chamativos e bem-humorados.
O prefeito está em agenda em Brasília nesta semana, e publicou um vídeo nas redes sociais sobre o afastamento. Ele se diz vítima de perseguição.
“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o Congresso, os deputados me receberam super bem, falando: ‘Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí’. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra”, desabafou nas suas redes sociais.