Início » Políticos de direita celebram eleição de novo presidente boliviano

Políticos de direita celebram eleição de novo presidente boliviano

por Redação

Os bolivianos elegeram, no domingo (19), Rodrigo Paz como novo presidente do país. O presidente eleito, ligado ao Partido Democrático Cristão, é o primeiro político de direita a assumir a presidências em mais de 20 anos. Após a vitória, políticos bolsonaristas celebraram a ascensão do da direita no país, governado a duas décadas pela esquerda.

Entre os nomes que comemoraram a eleição de Rodrigo Paz estão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“A eleição de Rodrigo Paz põe fim a quase 20 anos de domínio da esquerda no poder, um período que deixou consequências profundas para o país. A Bolívia enfrenta uma crise intensa, marcada pela alta inflação, escassez de moeda estrangeira e falta de combustíveis, desafios ainda maiores para uma nação que já possui o menor PIB per capita da América do Sul”, escreveu o governador de São Paulo.

Freitas ainda parabenizou o presidente eleito e, segundo ele, a Bolívia escolheu o caminho da “eficiência na gestão pública, do respeito às instituições e da defesa dos valores que promovem o trabalho, o crescimento econômico e a prosperidade”, completou.

Por sua vez, o líder do PL na Câmara de Deputados, Sóstenes afirmou que a Bolívia está se “endireitando”. “Parabéns ao Rodrigo Paz, eleito presidente da Bolívia pelo Partido Democrata Cristão, e mais um país latino-americano que está endireitando”, escreveu.

Já o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que a escolha do político vai colocar fim ao narco-Estado. “Bolívia escolhe a direita para deixar de ser um narco-Estado! O castelo de areia do Foro de São Paulo desmoronando! Parabéns Presidente Rodrigo Paz!”.

Leia também