Início » PF à disposição do STF

PF à disposição do STF

por Redação

Ministro da Justiça coloca PF à disposição do STF para apurar ataques contra ministros

A Polícia Federal será autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para dar suporte ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas investigações de agressões e ameaças a ministros. Um ofício será enviado à presidente do STF e ministra Rosa Weber para formalizar a determinação do titular da Justiça, Flávio Dino.

“Vou enviar ofício à presidente do STF frisando que a Polícia Federal está à disposição para investigar os episódios de agressão e ameaças a ministros daquele tribunal e de outros. São extremistas antidemocráticos, que perseguem magistrados nas ruas, aeroportos, restaurantes etc”, disse Dino.

A medida ocorre após um caso de perseguição envolvendo a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede). Ela foi vítima de uma mulher enquanto almoçava em um restaurante, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (2).

A suposta agressora teria dito que os verdadeiros patriotas irão retornar e que Marina deveria ter vergonha de trabalhar com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seguida, ela foi retirada por funcionárias do estabelecimento após comoção dos próprios clientes em defesa da ministra.

Outros casos

Ainda nesta segunda (2) o ministro do STF Luís Roberto Barroso também foi hostilizado por passageiros dentro do aeroporto de Miami, nos Estados Unidos.

No ano passado, os ministros do STF e o ex-presidente Michel Temer (MDB) foram alvos de críticas publicamente por apoiadores do até então presidente Jair Bolsonaro em Nova York (EUA), em novembro, onde estavam para participar de um evento do grupo Lide.
Imagens que circularam nas redes sociais e em grupo de mensagem apontam que bolsonaristas assediam e xingam ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso, quando circulavam pela cidade e saíam de restaurantes e hotéis.

Leia também