Pacheco diz que Congresso vai debater o fim da reeleição no Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira, 26, que o Congresso vai discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) que tem como objetivo derrubar a possibilidade de reeleição em cargos do Executivos no Brasil.

“O sentimento que tenho em conversas com senadores e líderes partidários é que o instituto de reeleição não foi bom para o Brasil. Ela acaba prejudicando a independência do mandatário”, afirmou o senador.

O texto da PEC apresentada por Kajuru veta a reeleição para cargos do Poder Executivo em nível federal, estadual e municipal e amplia o tempo dos mandatos de quatro para cinco anos. A proposta será debatida pelos líderes partidários.

“É um debate profícuo, e, eventualmente, a conclusão pode ser que, para o Brasil, o melhor é o fim da reeleição”, analisou o presidente do Congresso.

A PEC, se aprovada, só valeria para depois das eleições de 2026, assim, governadores eleitos em 2022 e o presidente Lula (PT) poderiam disputar a reeleição. “Qualquer mudança deve resguardar os atuais mandatários”, disse Pacheco.

A medida debatida valeria apenas para Executivo, sem atingir deputados e senadores, que poderiam continuar se reelegendo de maneira contínua, como acontece hoje.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia