Início » Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, diz Lula sobre Congresso

Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, diz Lula sobre Congresso

por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (12) que a base aliada do governo no Congresso é testada “a cada votação”, e que “nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer”. As declarações foram dadas durante a cerimônia de lançamento do Programa Escolas de Tempo Integral, em Fortaleza.

“Tem gente que pergunta pra mim: ‘Ô Lula, quantos deputados você tem na sua base?’ Eu falo 513. Tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, do jeito que o governo quer”, disse Lula. “O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, mudar um artigo. E nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático”, continuou.

Dentro da Câmara dos Deputados, o governo Lula (PT) vem enfrentando dificuldades para consolidar uma base no Congresso para aprovar as matérias propostas pelo Executivo. Na manhã desta sexta-feira (12), o senador Jaques Wagner (PT) declarou que os parlamentares estavam acostumados com uma lógica ‘nociva’ estabelecida durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Foram quatro anos que degradam a política e acabam viciando muito o Congresso em uma lógica de ‘tudo bem, eu voto com você, mas me dê a emenda”, disse o parlamentar, durante entrevista ao Jornal Bahia no Ar da Rádio Metropole.

Na última semana, o governo sofreu uma derrota na Câmara com a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que versava sobre o Marco do Saneamento Básico. O tema foi encaminhado para o Senado e será avaliado.

Leia também