Início » Matheus Ferreira celebra o Dia Internacional da Juventude

Matheus Ferreira celebra o Dia Internacional da Juventude

por Redação

Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Matheus Ferreira (MDB) destacou a passagem do Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta terça-feira, 12 de agosto. No documento, ele também exaltou os 11 anos da Lei 12.852/2013, que instituiu o Estatuto da Juventude, além de homenagear o “brilhante trabalho que o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e a Coordenação Geral de Políticas para Juventude da Bahia (Cojuve) vêm desenvolvendo em prol da juventude baiana”.

“Como deputado mais jovem da Assembleia Legislativa da Bahia e o segundo mais jovem do Brasil, assumo essa posição com a convicção de que nossa juventude representa o presente e o futuro da Bahia”, afirmou Matheus Ferreira. “É nosso dever assegurar que suas vozes sejam ouvidas, suas necessidades atendidas e que tenham um futuro mais inclusivo, com acesso à educação de qualidade, cultura, saúde, esporte e lazer”, acrescentou ele.

Na moção, o deputado explicou que o Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, a ONU mantém e incentiva, por meio do Programa Mundial de Ação para a Juventude, ações políticas para apoiar a melhoria da qualidade de vida dos jovens no mundo todo.

Na Bahia, Matheus observa que o marco fundamental foi registrado em 2008, quando o então governador Jaques Wagner implantou, de forma pioneira, a Coordenação Executiva de Juventude na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

“Essa iniciativa representou um divisor de águas para o fortalecimento e a implementação de políticas públicas voltadas especialmente para a juventude baiana”, avalia. “Por isso, ao celebrarmos o Dia Internacional e Nacional da Juventude, também comemoramos os 18 anos das políticas públicas de juventude na Bahia e os 13 anos do Estatuto da Juventude, instrumentos essenciais para a defesa dos direitos e para o protagonismo das nossas juventudes”.

Ao concluir, o parlamentar solicitou que a moção seja dada conhecimento ao Conselho Estadual de Juventude (Cojuve); ao coordenador-geral de Políticas para Juventude da Bahia, Nivaldo Millet, e a todos os seus membros; à presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Chaves Brelaz; ao governador Jerônimo Rodrigues; e ao vice-governador Geraldo Júnior.

Leia também