José Dirceu defende prisão domiciliar para Bolsonaro: “Eu não desejo mal a ninguém, nem a ele”

Prestes a completar 80 anos, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vem se preparando para, em 2026, se candidatar a deputado federal por São Paulo pela quarta vez.

Em entrevista à BBC News Brasil, o petista revelou que a sua candidatura foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que ele pedirá votos como forma de justiça e “reparação”, após ter cumprido prisões pelo caso do mensalão e pela Operação Lava Jato.

“Na verdade, eu tinha uma avaliação de que, quando chegasse aos 80 anos, eu estaria muito mais velho do que estou e que estaria quase aposentado. Como eu não estou nem mais velho nem aposentado…”, disse.

Ainda durante a entrevista, Dirceu defendeu que Jair Bolsonaro, condenado por golpe de Estado pelo Supremo e em prisão domiciliar, não tem condições de ir para a prisão comum. Para o petista, o ex-presidente deveria permanecer em casa como acontece com o também ex-presidente condenado Fernando Collor de Mello.

“Acho que, dado o estado de saúde dele, e já que o Fernando Collor está cumprindo prisão em casa […] Acho muito improvável que se possa colocar presos vulneráveis no sistema penitenciário que é controlado pelo crime organizado. As condições são péssimas. E como o estado de saúde dele [Bolsonaro] está se agravando, porque parece que isso é real, eu não vejo como é que ele pode entrar no sistema penitenciário”, afirmou Dirceu.

“Eu não desejo mal a ninguém, nem a ele. Nessas condições, ele sobrevive porque vai ficar em regime domiciliar, com família, com tratamento médico. A família é muito importante”, acrescentou.

“Eu nunca tive relação com Bolsonaro, mas me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole. Todo mundo sofre na prisão, todo mundo tem depressão, chora, chama a mamãe, reza”, concluiu.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana