Feira de Santana: Colbert Martins apela para vereadores aprovarem PL com empréstimo destinado a Programa de Drenagem Urbana
O prefeito de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, Colbert Martins (MDB) apelou, através de vídeo publicado nas redes sociais, para que os vereadores aprovem um Projeto de Lei que autoriza um empréstimo para ser destinado ao Programa de Drenagem Urbana e classificou a medida como “inadiável”.
O chefe do executivo municipal justificou que a cidade vem sofrendo com as chuvas por falta de estrutura. “Em fevereiro do ano passado chuvas intensas caíram na nossa cidade. Janeiro de 2023 mais chuvas ainda, queremos fazer um grande Programa de Drenagem Urbana para evitar que essas coisas voltem a acontecer, estou reiterando um pedido que fizemos à Câmara de Vereadores em abril do ano passado para que possamos tomar dinheiro emprestado para fazer drenagem urbana. O apelo, neste momento, é ter recursos para um projeto feito na Fundação de Engenharia da Escola Politécnica da UFBA aplicado para nossa cidade”, explicou Martins.
Segundo o prefeito, as enchentes atingem quase todas as localidades da ‘Princesinha do Sertão’ como Feira 10, Gabriela, Conceição, Mangabeira, Humildes, Maria Quitéria. “Isso se repete em todos os anos”, afirma em vídeo.
Colbert Martins citou ainda a Prefeitura de Eunápolis como exemplo para os pares, que aprovou no último dia 29, um pedido de empréstimo para realização de obras preventivas contra a chuva no valor de R$ 250 milhões.
Balanço
A última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) sobre os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado confere que são 3.364 desabrigados, 31.253 desalojados e 252.901 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados dez feridos e dois óbitos. O número total de atingidos chega a 287.530 pessoas.
Os números correspondem às ocorrências registradas em 118 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 103 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Baixa Grande, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barro Preto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Caatiba, Cachoeira, Caetanos, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Contendas do Sincorá, Dário Meira, Encruzilhada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Irajuba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jiquiriça, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmom, Milagres, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planaltino, Planalto, Poções, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Tanhaçu, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Ubatã, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Tremedal, Lagedo do Tabocal e Conceição do Jacuípe.