Em sessão que marca o início da COP30, Lula afirma que a mudança do clima é uma ‘’tragédia do presente’’

Em encontro antes do início da COP30, que acontecerá em Belém entre os dias 11 e 20 de novembro, o presidente Lula aproveitou para comentar sobre as mudanças climáticas que tem ocorrido. Nos últimos dias, fortes ventos devastaram locais pelo Brasil.

O mandatário, em seu discurso, declarou que essas ocorrências acontecem muito por conta das diferenças sociais: “A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer”

O presidente aproveitou para afirmar que é preciso uma transformação: “Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que não é ditado pela tragédia. Devemos a nossos filhos e netos a oportunidade de viver em uma Terra onde seja possível sonhar”.

Lula também elucidou que as alterações climáticas já se tratam de uma tragédia: “A mudança do clima já não é ameaça do futuro. É uma tragédia do presente. O furacão Melissa que fustigou o Caribe e o tornado que atingiu o Paraná deixaram vítimas fatais e um rastro de destruição. Das secas e incêndios na África e na Europa às enchentes na América do Sul e no Sudeste Asiático, o aumento da temperatura global espalha dor e devastação, especialmente entre as populações mais vulneráveis”.

Related posts

“Morreu Maria Preá”, diz Samuel Junior ao comentar saída de Wagner da liderança do governo como forma de pôr panos quentes ao escândalo Master

Dia Nacional do Diabetes: Multicentro Liberdade reforça prevenção e autocuidado

Prefeitura de Cardeal da Silva divulga programação do São Pedro da Rua Nova