Em conversa com Trump por telefone, Lula pede retirada do tarifaço e reabre negociação

O presidente Lula (PT) conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6) por telefone. Segundo o Planalto, Lula pediu à Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A ligação durou cerca de 30 minutos e o tom da conversa foi amistoso. “Relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, disse a nota do Planalto.

Para Lula, o contato foi uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Ele recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

Lula e Trump combinaram de se encontrar pessoalmente em breve e trocaram telefones para manter comunicação direta. Lula sinalizou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia, que inicia em 26 de outubro. Ele também reiterou o convite para Trump participar da COP30, que vai acontecer em novembro em Belém (PA). Lula disse estar disposto a viajar aos Estados Unidos.

A conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana