Dia Nacional do Diabetes: Multicentro Liberdade reforça prevenção e autocuidado

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), o Multicentro Liberdade promoveu uma ação de prevenção e educação em saúde voltada aos usuários da unidade. A programação reuniu serviços e orientações para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento regular e da adoção de hábitos saudáveis.

Durante a atividade, foram realizados testes de glicemia capilar, orientações nutricionais e atendimentos educativos conduzidos pelas equipes de enfermagem e nutrição. Os participantes também receberam informações sobre alimentação equilibrada, controle da doença e práticas que ajudam a prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. A ação integra as atividades de promoção da saúde desenvolvidas pela unidade, gerida pela S3 Gestão em Saúde e Secretaria Municipal, fortalecendo a prevenção de doenças e o cuidado contínuo da população.

Para a gerente do Multicentro Liberdade pela S3 Gestão em Saúde, Maria Solange de Carvalho, a iniciativa fortalece a conscientização para aproximar ainda mais os serviços de saúde da população. “O diabetes é uma condição que exige acompanhamento e mudanças de hábitos, mas que pode ser controlada quando há diagnóstico precoce e acesso à informação. Nosso papel é orientar, acolher e incentivar o autocuidado, mostrando que pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Sobre a doença

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, causado pela produção insuficiente ou pelo uso inadequado da insulina, hormônio responsável por transportar a glicose para as células do organismo. Quando não é diagnosticado e tratado corretamente, pode provocar complicações graves, como problemas cardiovasculares, insuficiência renal, perda da visão e danos aos nervos. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce, o acompanhamento regular e a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, são fundamentais para o controle da doença e para a manutenção da qualidade de vida.

Related posts

“Morreu Maria Preá”, diz Samuel Junior ao comentar saída de Wagner da liderança do governo como forma de pôr panos quentes ao escândalo Master

Prefeitura de Cardeal da Silva divulga programação do São Pedro da Rua Nova

João Cláudio Bacelar homenageia presidente da CTB com Medalha Thomé de Souza por contribuição à mobilidade e infraestrutura de Salvador