Início » Dezembro Vermelho: Em Salvador, Centro de Saúde promove ação educativa de prevenção às ISTs com pacientes no projeto ‘Sala de Espera’

Dezembro Vermelho: Em Salvador, Centro de Saúde promove ação educativa de prevenção às ISTs com pacientes no projeto ‘Sala de Espera’

por Redação

O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no bairro Pau Miúdo, realizou nesta quarta-feira (2) uma edição especial do Projeto Sala de Espera, reforçando as ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e cuidado integral sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A mobilização reuniu profissionais de diferentes áreas da unidade, que compartilharam informações acessíveis sobre o vírus HIV, AIDS e outras infecções.

Com o uso de panfletos, cartazes, cartilhas e diálogo ativo, a equipe detalhou os principais tipos de ISTs, com foco no vírus HIV e na AIDS, esclarecendo sintomas, formas de transmissão, tratamento e, sobretudo, medidas de prevenção. O preservativo – ainda a forma mais eficaz de proteção – foi reforçado ao longo da atividade como instrumento indispensável para a saúde sexual.

“A prevenção combinada é o caminho mais completo para proteger a saúde da população. Falamos sobre o uso da camisinha, sobre testagem regular, além de explicarmos outras estratégias importantes como PrEP e PEP. Informação salva vidas, e criar um espaço acolhedor para tirar dúvidas faz toda diferença”, disse a enfermeira e coordenadora do ambulatório, Eleneide Souza, que reforçou a importância de aproximar a comunidade do conhecimento.

Durante a atividade, também foi explicado aos pacientes como funciona o acolhimento em caso de teste rápido positivo. A equipe explicou que, quando isso ocorre na unidade, o paciente é imediatamente encaminhado para um ambulatório especializado, garantindo início rápido do tratamento, acompanhamento contínuo e suporte multiprofissional, etapa essencial para a qualidade de vida e o controle da infecção.

Além da camisinha e da testagem, a equipe reforçou outras alternativas de proteção, a exemplo do PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): medicamento tomado diariamente para evitar a infecção pelo HIV; e do PEP (Profilaxia Pós-Exposição): tratamento emergencial iniciado em até 72 horas após uma possível exposição ao vírus.

Ambas as estratégias foram apresentadas de forma simples e didática, mostrando que a prevenção hoje é múltipla e pode se ajustar a diferentes realidades e necessidades.

Entre os participantes, a confeiteira Vislania Borges elogiou a iniciativa e ressaltou a importância da informação contínua: “É necessário essa divulgação de informações para todas as pessoas. Eu inclusive quero fazer o teste, mesmo fazendo de seis em seis meses por aqui. A gente se sente aliviada e também se previne, o que é mais importante.”

Ao final do evento, o público recebeu brindes como preservativos, géis lubrificantes e materiais educativos para reforçar o cuidado dentro e fora da unidade.

A ação integra o compromisso de humanização do atendimento promovido pela Fundação Fabamed, gestora do 16º Centro, que segue investindo em iniciativas educativas e acolhedoras para fortalecer a saúde pública e o bem-estar da população.

Leia também