O deputado estadual Matheus de Geraldo Júnior, (MDB), apresentou o Projeto de Lei 24773/2023 propondo a instalação de postos de coleta seletiva nas escolas públicas e incentivo aos jovens em colaborar com o meio ambiente. “O objetivo desta lei é de garantir aos jovens estudantes da rede pública estadual a participação em programas de desenvolvimento sustentável, de forma que essa cultura do reaproveitamento do material reciclável seja disseminada em nosso Estado”, explica.
A iniciativa, segundo ele, vai incentivar a inclusão social de jovens em atividades que fomentem o desenvolvimento sustentável. “Caso o projeto seja aprovado, o jovem receberá cursos de qualificação de maneira que isso reverbere no seu futuro profissional.
De acordo com o Art. 1º do projeto “fica instituído a criação dos postos de coleta seletiva nas Escolas Públicas do Estado da Bahia, de modo a incentivar o jovem estudante sobre a ideia de cultura do reaproveitamento do material reciclável, visando o desenvolvimento econômico sustentável envolvendo toda comunidade escolar”.
O programa, conforme prevê o projeto, será destinado a jovens dos 15 aos 29 anos e devem ser integrantes de famílias que participem de ações do governo federal como o Cadastro Único para Programas Sociais – Cad. Único.