Durante o mês de julho, o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, promoveu duas importantes ações educativas com foco na prevenção e no cuidado integral com os pacientes: o Julho Amarelo, dedicado à luta contra as hepatites virais, e o Julho Verde, voltado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
As iniciativas aconteceram nos dias 18 e 23, respectivamente, mas os temas foram abordados ao longo de todo o mês, reforçando o compromisso da unidade com a educação em saúde contínua.
As ações aconteceram na sala de espera da unidade e envolveram a participação ativa dos pacientes, que interagiram com as equipes durante dinâmicas educativas, rodas de conversa e momentos de troca de informação sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
“A ideia de promover ações educativas sempre é de muita importância, pois possibilitam o acesso ao conhecimento de forma lúdica através de dinâmicas e atividades lúdicas com conteúdos importantes”, explica a presidente da Comissão de Humanização da unidade, Gladys Amorim.
A proposta das campanhas foi levar informação de forma acessível e acolhedora, estimulando os usuários a cuidarem da própria saúde. As atividades são parte das ações regulares de promoção à saúde e humanização do atendimento realizadas pela unidade, que é gerida pela Fundação Fabamed.