A Casa Branca revelou o teor da conversa entre os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta terça-feira, 30. No telefonema, o chefe de Estado norte-americano agradeceu ao petista por sua atuação nos assuntos relacionados ao processo político na Venezuela.
“Biden agradeceu ao presidente Lula por sua liderança a respeito da Venezuela. Os dois líderes concordaram com a necessidade de divulgação imediata pelas autoridades eleitorais venezuelanas de dados de votação completos, transparentes e detalhados”, disse a Presidência dos Estados Unidos, em nota.
A Casa Branca já havia se manifestado contra o resultado da eleição que resultou em uma nova vitória de Nicolás Maduro, e contestou a transparência do processo.
“Continuamos a apelar às autoridades eleitorais da Venezuela para que divulguem resultados de votação completos, transparentes e detalhados, inclusive por assembleia de voto. Isto é especialmente crítico dado que há sinais claros de que os resultados eleitorais anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela não refletem a vontade do povo venezuelano, tal como foi expressa nas urnas em 28 de julho”, disse.