Brasil e EUA abrem negociações sobre minerais críticos e regulação de big techs

O governo brasileiro avalia que a retomada do diálogo com os Estados Unidos abre espaço para negociações comerciais de grande impacto. Entre os temas em pauta estão o acesso dos americanos aos minerais críticos, como lítio e nióbio, além da regulação das grandes plataformas digitais. A parte política das reivindicações de Washington, como uma suposta interferência em processos judiciais envolvendo Jair Bolsonaro, é considerada fora de questão por Brasília. A informação é do jornal “O Globo”.

Durante a Assembleia Geral da ONU, Lula e Donald Trump tiveram um breve contato e deverão realizar uma reunião formal em breve. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os dois países podem discutir integração econômica e investimentos mútuos, retomando conversas iniciadas em governos anteriores sobre energia limpa, biocombustíveis e transformação produtiva.

O Brasil, no entanto, trata os minerais críticos como questão de soberania nacional, embora não descarte parcerias internacionais. Já no campo digital, o governo retirou uma proposta ampla de regulação das big techs e optou por regras econômicas. Interlocutores em Brasília regularam o interesse americano em garantir o acesso a recursos estratégicos, mas temem que as critérios podem ser desvantajosas para a economia brasileira.

Related posts

“Morreu Maria Preá”, diz Samuel Junior ao comentar saída de Wagner da liderança do governo como forma de pôr panos quentes ao escândalo Master

Dia Nacional do Diabetes: Multicentro Liberdade reforça prevenção e autocuidado

Prefeitura de Cardeal da Silva divulga programação do São Pedro da Rua Nova