O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, decidiram manter um canal direto de comunicação, como já ocorre entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump. A decisão foi tomada durante reunião em Washington, na quinta-feira (16), que durou pouco mais de uma hora. Inicialmente, os dois conversaram a sós por 20 minutos, seguidos de um encontro ampliado com assessores.
Segundo fontes da TV Globo, o foco principal da reunião ampliada foi o comércio bilateral e os pedidos do Brasil por revisão das tarifas elevadas e sanções aplicadas a autoridades brasileiras. As equipes definiram a elaboração de um cronograma de negociações, com a primeira reunião técnica prevista para os próximos dias, em formato virtual, entre representantes dos dois governos.
Em nota conjunta, Rubio classificou o encontro como “muito positivo” e afirmou que os dois países vão manter o diálogo. Ambos também concordaram em trabalhar para viabilizar um encontro presencial entre Trump e Lula “na primeira oportunidade possível”. A reunião entre chanceleres ocorre dez dias após a conversa telefônica entre os dois presidentes, ocasião em que Trump delegou a Rubio a liderança das negociações sobre as tarifas de 50% aplicadas aos produtos brasileiros.