A Bahia é o terceiro maior exportador de tilápias do Brasil, com 931 toneladas do produto negociadas ao exterior, gerando uma receita de US$ 2,5 milhōes. A informação é do Anuário Peixe BR de Piscicultura 2023, publicado esta semana. Glória, Barreiras e Paulo Afonso lideram o ranking dos municípios com a maior produção de pescado do Estado.
A Associação Brasileira da Piscicultura, responsável pela publicação, menciona a Bahia Pesca como uma das suas fontes de consulta. Segundo a Peixe BR, a produção total da Bahia foi de 34 mil toneladas e registrou em 2022 um crescimento de 8,8% em comparação com o ano anterior.
A espécie, que compõe o elenco de alimentos saudáveis com aumento no consumo pelos brasileiros, é o carro chefe na Bahia e emprega aproximadamente 4 mil produtores no estado. Ações de distribuição de alevinos pela Bahia Pesca incentiva o aumento na produção e renda dos agricultores familiares das Comunidades Santa Rita, em Camaçari; comunidade 3 de Abril, em São Sebastião do Passé; e Assentamento Nova Panema, em Dias d’Ávila.