Após articulação de Marcelle Moraes, Hospital Veterinário de Salvador passa a contar com consultório especializado em esporotricose

A vereadora e defensora da causa animal Marcelle Moraes (UB) comemorou a implantação do consultório especializado em esporotricose no Hospital Municipal Veterinário de Salvador. O serviço, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), passa a funcionar como novo ponto de atendimento para casos suspeitos da doença na capital.

A parlamentar destaca que vinha cobrando a ampliação da assistência para casos de esporotricose diante do crescimento das notificações da doença em Salvador e da dificuldade enfrentada por tutores para acesso ao diagnóstico e tratamento adequado dos animais.

Inicialmente, o consultório funcionará uma vez por semana, com 13 atendimentos diários, realizados exclusivamente mediante agendamento pelo telefone 156.

Marcelle parabenizou o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, e a equipe do CCZ pela implantação do serviço, ressaltando a importância da ampliação da rede de assistência veterinária pública no município.

“A esporotricose é uma zoonose séria, que tem crescido de forma preocupante em Salvador e impacta diretamente a saúde animal e também a saúde pública. Esse consultório representa um avanço importante porque amplia o acesso ao diagnóstico e ao acompanhamento especializado, algo que muitos tutores aguardavam há muito tempo”, afirmou.

A vereadora também destacou que o novo serviço representa mais uma conquista do mandato em defesa da proteção animal e da saúde pública.

“Nosso mandato vem acompanhando de perto essa demanda e cobrando soluções para os animais e para as famílias que enfrentam essa realidade. Fico feliz em ver a SMS avançando nessa pauta e agradeço ao secretário Rodrigo Alves pela sensibilidade e compromisso com a causa”, disse.

Apesar de comemorar a implantação do consultório, Marcelle criticou a demora na estruturação do serviço dentro do Hospital Público Veterinário.

“Infelizmente, esse atendimento poderia ter sido implantado antes. A população enfrenta há muito tempo o aumento dos casos e os protetores independentes sabem das dificuldades vividas diariamente. Quando falamos de esporotricose, estamos falando de saúde pública, prevenção e proteção animal. Esse tema precisa ser tratado com prioridade”, declarou.

A esporotricose, conhecida popularmente como “doença do jardineiro”, é uma infecção causada por fungos e pode ser transmitida entre animais e humanos, sendo mais frequente em gatos. Entre os principais sintomas estão feridas na pele que não cicatrizam, exigindo acompanhamento especializado e tratamento contínuo.

Related posts

“Morreu Maria Preá”, diz Samuel Junior ao comentar saída de Wagner da liderança do governo como forma de pôr panos quentes ao escândalo Master

Dia Nacional do Diabetes: Multicentro Liberdade reforça prevenção e autocuidado

Prefeitura de Cardeal da Silva divulga programação do São Pedro da Rua Nova