Início » Jerônimo oficializa indicação de Otto Filho ao TCE e submete nome do deputado à apreciação da Assembleia Legislativa

Jerônimo oficializa indicação de Otto Filho ao TCE e submete nome do deputado à apreciação da Assembleia Legislativa

por Redação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) oficializou, nesta quarta-feira (3), a indicação do deputado federal Otto Filho (PSD) para uma cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), ao submeter seu nome formalmente à apreciação da Assembleia Legislativa, conforme prevê a Constituição Estadual.

Se aprovado, Otto Filho ocupará a cadeira do ex-conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, que se aposentou de maneira compulsória ao completar 75 no dia 27 de julho.

Na mensagem, Jerônimo afirma que Otto Filho reúne “experiência na administração pública e atuação relevante nos Poderes Executivo e Legislativo”, sublinhando que o exercício de múltiplas funções despertou no parlamentar “interesse e preocupação pelas causas públicas e questões sociais”.

A indicação já vinha sendo construída politicamente e foi revelada por este Política Livre em janeiro. Na última segunda (1º), o senador Otto Alencar (PSD), pai do deputado, confirmou o arranjo para acomodar o filho no Tribunal.

A biografia anexada ao documento enviado à Assembleia Legislativa aponta que Otto Filho é administrador formado pela Unifacs, com especialização no exterior, pós-graduações em estratégia e controladoria, além de MBA pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em convênio com a London School of Economics. O texto destaca ainda sua atuação empresarial, o período em que presidiu a Desenbahia (2015–2018) e sua expressiva votação em 2022, quando foi o deputado federal mais votado da Bahia.

Leia também