Início » “Ideia inovadora”, destaca Marcell Moraes sobre adoção de coleiras refletivas para animais em Lauro de Freitas

“Ideia inovadora”, destaca Marcell Moraes sobre adoção de coleiras refletivas para animais em Lauro de Freitas

por Redação


O protetor animal e comunicador Marcell Moraes destacou, nesta quarta-feira (20), a iniciativa pioneira da Prefeitura de Lauro de Freitas de adotar coleiras refletivas para animais em situação de rua. A informação foi divulgada durante entrevista com o secretário municipal de Meio Ambiente, Brígido Nunes, no CBN Ambiental, programa apresentado por Marcell.

Durante a conversa, o secretário explicou que Lauro de Freitas, uma cidade altamente urbanizada, com cerca de 220 mil habitantes em uma área de pouco menos de 58 km², apresenta uma das maiores densidades demográficas da Bahia e enfrenta um número significativo de atropelamentos de animais, especialmente no período noturno. A adoção das coleiras refletivas surge como medida preventiva essencial para aumentar a visibilidade desses animais nas vias públicas.

Brígido Nunes destacou que a gestão está realizando a aquisição das coleiras em grande quantidade, para que todos os animais resgatados e identificados recebam o equipamento, juntamente com vacinação e outros cuidados básicos. “É uma solução simples, acessível e que salva vidas. No escuro, muitos motoristas não conseguem visualizar esses animais. A coleira refletiva cria uma barreira de proteção”, ressaltou.

Ao longo da entrevista, o secretário citou ainda que a medida será adotada como política preventiva, já que o município ainda não dispõe de capacidade para acolher todos os animais em situação de rua. As coleiras, portanto, tornam-se mais uma ferramenta de cuidado imediato, enquanto ações estruturais são ampliadas.

Marcell Moraes elogiou a iniciativa e incentivou que a proposta seja expandida para outros municípios baianos. “Parece algo simples, mas é extremamente importante e salva vidas. Vou levar essa sugestão para outras cidades, porque prevenção também é proteção animal”, afirmou. Ele também sugeriu que os animais castrados já saiam das cirurgias usando a coleira refletiva, identificados e mais protegidos.

O secretário completou mostrando modelos das coleiras, que podem inclusive conter o nome do animal. A entrevista reforçou a importância de políticas públicas práticas, acessíveis e eficazes para reduzir acidentes e garantir dignidade aos animais de rua.

Leia também