Início » Em sessão que marca o início da COP30, Lula afirma que a mudança do clima é uma ‘’tragédia do presente’’

Em sessão que marca o início da COP30, Lula afirma que a mudança do clima é uma ‘’tragédia do presente’’

por Redação

Em encontro antes do início da COP30, que acontecerá em Belém entre os dias 11 e 20 de novembro, o presidente Lula aproveitou para comentar sobre as mudanças climáticas que tem ocorrido. Nos últimos dias, fortes ventos devastaram locais pelo Brasil.

O mandatário, em seu discurso, declarou que essas ocorrências acontecem muito por conta das diferenças sociais: “A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer”

O presidente aproveitou para afirmar que é preciso uma transformação: “Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que não é ditado pela tragédia. Devemos a nossos filhos e netos a oportunidade de viver em uma Terra onde seja possível sonhar”.

Lula também elucidou que as alterações climáticas já se tratam de uma tragédia: “A mudança do clima já não é ameaça do futuro. É uma tragédia do presente. O furacão Melissa que fustigou o Caribe e o tornado que atingiu o Paraná deixaram vítimas fatais e um rastro de destruição. Das secas e incêndios na África e na Europa às enchentes na América do Sul e no Sudeste Asiático, o aumento da temperatura global espalha dor e devastação, especialmente entre as populações mais vulneráveis”.

Leia também