O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deseja que o encontro com Donald Trump seja na Casa Branca. A avaliação do petista é que a reunião tem que ter caráter institucional e expressar a importância do diálogo entre os dois países.
Segundo pessoas próximas de Lula ouvidas pela CNN Brasil, o presidente deixou claro que não vai aceitar que o encontro ocorra em Mar-a-Lago, o resort do presidente americano na Flórida, ou que aproveitem a agenda de viagens internacionais deles.
Até o momento, não está definido o formato da reunião. O Itamaraty e a assessoria de Assuntos Internacionais da Presidência estão dialogando com o governo americano para definir todos os detalhes.
Revisão das sanções
O Palácio do Planalto e o Itamaraty não querem restringir a negociação com os Estados Unidos apenas às tarifas impostas ao Brasil. A revisão das sanções impostas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, enquadrado na Lei Magnitsky, e a suspensão dos vistos de autoridades também devem ser pautadas.