Início » Governo brasileiro reage à ameaça dos EUA durante julgamento de Bolsonaro

Governo brasileiro reage à ameaça dos EUA durante julgamento de Bolsonaro

por Redação

O governo brasileiro reagiu às recentes intimidações dos Estados Unidos em razão do julgamento de Jair Bolsonaro (PL), que se aproxima da conclusão na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça-feira (9), Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, afirmou que os EUA não hesitarão em agir contra o que consideram violações à liberdade de expressão.

“Esta é uma prioridade para nossa administração e o presidente não está com medo de usar o poderio econômico e militar dos EUA para proteger a liberdade de expressão no mundo”, declarou Leavitt.

Em nota oficial, o Planalto respondeu: “O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais”.

Durante a coletiva, o jornalista Michael Shellenberger questionou se os EUA cogitava “tomar medidas adicionais não só por censurar, mas por evitar que candidatos políticos compitam nas eleições”. A fala aumentou a tensão diplomática entre os dois países em meio à reta final do julgamento.

No STF, o ministro Flávio Dino seguiu o voto de Alexandre de Moraes, formando maioria provisória de 2 a 0 pela condenação de Bolsonaro e outros sete investigados por tentativa de golpe. Ainda restam os votos dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Leia também