Início » Vereador de Joinville chama Pará de ‘lixo’ e propõe barrar nordestinos

Vereador de Joinville chama Pará de ‘lixo’ e propõe barrar nordestinos

por Redação

Nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Joinville, em Santa Catarina, Mateus Batista (União) chamou o estado do Pará de ‘lixo’ e defendeu um projeto para proibir a entrada de migrantes na cidade.

“O estado do Pará é um lixo mesmo. Belém tem 57% da sua população favelizada. Não estou falando dos paraenses, mas sim do estado estruturalmente, da forma como ele é governado e pelos políticos pelos quais ele é governado”, disse o vereador durante a sessão.

Segundo ele, o estado de Santa Catarina não tem capacidade de expandir a infraestrutura urbana a ponto de absorver todo o fluxo migratório. Ele atribui problemas estruturais, como a pressão dos serviços públicos por conta do excesso de pessoas, aos migrantes nordestinos.

“A questão não é de onde o migrante está vindo, e sim o fato dele ser um migrante. Esse fluxo migratório está sendo pressionado por causa de estados mal geridos do Norte e do Nordeste, de estados que são completamente destruídos por políticos geralmente ligados à esquerda brasileira”, afirmou Batista no plenário.

O parlamentar argumenta que, apesar da maioria dos migrantes serem oriundos de estados próximos, como Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, os dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma mudança.

“O que aconteceu de diferente nesse novo Censo de 2022 é que os estados do Pará e do Maranhão apareceram, surgiram ali no top 10 estados que mais se migram”, afirmou o vereador.

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (28), Batista diz que a medida que ele propõe pode ser adotada por outras cidades brasileiras. Ele afirmou ainda não se importar se a proposta pode ser inconstitucional e diz estar sofrendo perseguição e sendo vítima de fake news.

Leia também