Deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes depois de ele fazer gesto obsceno ao assistir ao jogo do Corinthians, em São Paulo, na noite de quarta-feira (30/7). O momento foi registrado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em imagem de Alex Silva.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse, no X, que o gesto é “a confirmação de que Donald Trump tem razão”. A fala se refere à aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes pelo governo dos Estados Unidos, anunciada mais cedo na quarta-feira.
O filho do ex-presidente escreveu: “Juiz da mais alta Corte do Brasil. Meu amigo, que fundo do poço….m”.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também criticou o gesto. Questionou se “isso é postura de ministro” e também se referiu à aplicação da Lei Magnitsky, chamando Moraes de “sancionado”. O mesmo foi feito por Marcel van Hattem (Novo-RS): “Que classe! Deve ter tido um dia ruim”.
Já o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) pediu que as pessoas “que se sentiram agredidas” por Moraes “entrem na Justiça contra ele. Afinal, liberdade de expressão não é liberdade de agressão”.