Início » Maioria dos brasileiros aprova resposta de Lula a tarifas de Trump, diz pesquisa

Maioria dos brasileiros aprova resposta de Lula a tarifas de Trump, diz pesquisa

por Redação

A resposta dada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às tarifas de todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos anunciadas pelo por Donald Trump vem sendo bem vista pela população brasileira. É o que diz uma pesquisa divulgada por Atlas e Bloomberg nesta terça-feira (15).

De acordo com o levantamento, a reação do governo brasileiro à medida dos EUA é considerada adequada para 44,8% dos entrevistados. Outros 27,5% consideram a resposta como agressiva e 25,2% avaliam que a reação foi fraca. Outros 2,5% não souberam responder.

Ainda segundo a pesquisa, 51,2% dos entrevistados apoiam a imposição de tarifas retaliatórias, enquanto 28,6% defendem o fortalecimento das relações com rivais dos EUA, como a China.

O instituto ouviu 2.841 pessoas com 16 anos ou mais por meio de recrutamento digital aleatório, entre os dias sexta-feira (11) e domingo (14). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Donald Trump a tarifa de 50% para exportações brasileiras em uma carta enviada a Lula na última quarta-feira (9). A medida passa a valer a partir de 1º de agosto.

Na carta, o presidente dos EUA cita Jair Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente brasileiro, que responde no Supremo Tribunal Federal por participação em uma suposta tentativa de golpe de Estado, é vítima de “caça às bruxas” do Judiciário brasileiro.

Em resposta a Trump, Lula disse que nenhum chefe de Estado vai interferir na soberania brasileira e aplicou a Lei da Reciprocidade Comercial. O texto não menciona os EUA, mas autoriza o Palácio do Planalto a tomar medidas relativas a decisões de nações estrangeiras.

Leia também