Zelensky volta a criticar Lula e diz que falas do petista “não trazem paz alguma”

O líder ucraniano Volodymyr Zelensky voltou a criticar as tentativas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de tentar intermediar as negociações para o fim da guerra com a Rússia. Em coletiva de imprensa com jornalistas da América Latina, o líder ucraniano acusou o presidente brasileiro de concordar com as “narrativas” de Vladimir Putin, e disse que as falas do petista “não trazem paz de forma alguma”.

“O presidente Lula parece uma pessoa experiente, mas eu não entendo muito bem. Ele acha que a sociedade não sabe o que está acontecendo, e ele está contando com isso? Essas são algumas afirmações que não trazem paz de forma alguma”, disse Zelensky.

Na coletiva que aconteceu no último domingo (6), o presidente ucraniano disse que está aberto a se reunir com o petista, mas afirmou que Lula precisava ter uma “compreensão mais ampla do mundo”. Zelensky demonstrou ainda incômodo com a falta de oposição do brasileiro frente a Vladmir Putin.

“Seu país não está em guerra com ninguém, seu país é muito mais respeitado que a Rússia é no mundo. Suas pessoas são respeitadas, suas visões de mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que ele [Lula] precisa concordar com as narrativas de um chefe de Estado [Putin], que não é diferente de nenhum colonizador?”, questionou.

Zelensky pediu apoio e compreensão à imprensa latino-americana e convidou os países da região para discutir estratégias pela paz na cúpula global que está preparando.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia