Vereador de Joinville chama Pará de ‘lixo’ e propõe barrar nordestinos

Nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Joinville, em Santa Catarina, Mateus Batista (União) chamou o estado do Pará de ‘lixo’ e defendeu um projeto para proibir a entrada de migrantes na cidade.

“O estado do Pará é um lixo mesmo. Belém tem 57% da sua população favelizada. Não estou falando dos paraenses, mas sim do estado estruturalmente, da forma como ele é governado e pelos políticos pelos quais ele é governado”, disse o vereador durante a sessão.

Segundo ele, o estado de Santa Catarina não tem capacidade de expandir a infraestrutura urbana a ponto de absorver todo o fluxo migratório. Ele atribui problemas estruturais, como a pressão dos serviços públicos por conta do excesso de pessoas, aos migrantes nordestinos.

“A questão não é de onde o migrante está vindo, e sim o fato dele ser um migrante. Esse fluxo migratório está sendo pressionado por causa de estados mal geridos do Norte e do Nordeste, de estados que são completamente destruídos por políticos geralmente ligados à esquerda brasileira”, afirmou Batista no plenário.

O parlamentar argumenta que, apesar da maioria dos migrantes serem oriundos de estados próximos, como Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, os dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma mudança.

“O que aconteceu de diferente nesse novo Censo de 2022 é que os estados do Pará e do Maranhão apareceram, surgiram ali no top 10 estados que mais se migram”, afirmou o vereador.

Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (28), Batista diz que a medida que ele propõe pode ser adotada por outras cidades brasileiras. Ele afirmou ainda não se importar se a proposta pode ser inconstitucional e diz estar sofrendo perseguição e sendo vítima de fake news.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana