UPA do Pau Miúdo recebe Certificado de Compromisso da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pau Miúdo – Maria Conceição Santiago Imbassahy – recebeu, neste mês, o Certificado de Compromisso da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecendo o início do processo de adesão da unidade ao modelo de melhoria contínua da qualidade e segurança no atendimento.

A UPA, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde de Salvador e administrada pela Organização de Saúde FABAMED, foi incluída no projeto de acreditação e agora inicia as adequações necessárias para alcançar o Nível 1 da certificação da ONA, entidade reconhecida nacional e internacionalmente por avaliar e promover a excelência na gestão e na assistência em unidades de saúde públicas e privadas.

Com a certificação, a unidade se compromete com um plano de ações voltado à qualificação dos serviços, incluindo revisão de fluxos, implantação de protocolos de segurança do paciente e capacitações de equipes. A proposta é estruturar a unidade para atender aos critérios exigidos pela ONA e avançar para os próximos níveis da acreditação.

“O recebimento do Certificado de Compromisso marca o início de uma jornada de transformação da unidade, com foco na melhoria contínua da qualidade e segurança no atendimento. É um processo que envolve todos os setores da UPA e reforça nosso objetivo de oferecer um serviço cada vez mais eficiente e acolhedor à população”, afirma Lucimar Rocha, diretora da Atenção Especializada e Gestão de Insumos Estratégicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A iniciativa contribui para o fortalecimento da rede de urgência e emergência do SUS em Salvador, valoriza os profissionais de saúde e reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualificação da assistência.

Related posts

UPA San Martin e multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas registram mais de 171 mil atendimentos no 1º semestre de 2025

Marcell Moraes se reúne com ACM Neto e fortalece compromisso com a causa animal e ambiental na Bahia

Câmara aprova projeto que indica a ampliação do ensino bilíngue nas escolas municipais de Salvador