TSE deve analisar criação de novo partido ligado ao MBL nesta semana

O Movimento Brasil Livre (MBL) deverá ter o pedido de criação do partido político Missão analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da próxima quinta-feira (30). Caso seja aprovada pelos ministros da Corte, a nova legenda será a 30ª sigla do Brasil, segundo informações do portal G1.

O relator do processo é o ministro André Mendonça. O TSE já validou cerca de 590 mil assinaturas de apoio à criação do partido, número que supera em 42,9 mil o mínimo exigido pela legislação eleitoral.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também emitiu parecer favorável à formalização da sigla. Para participar das eleições de 2026, o partido precisa ser reconhecido até seis meses antes do pleito.

De acordo com a documentação enviada ao tribunal, o Missão pretende usar o número 14 nas urnas eletrônicas e lançar candidatos ao Executivo e ao Legislativo, incluindo um nome à Presidência da República.
A legenda também terá direito a recursos do fundo eleitoral para financiar suas campanhas caso participe do próximo pleito.

Related posts

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador

Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia de parto no SUS