Toffoli anula processos contra Palocci no âmbito da Operação Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou todas as ações no âmbito da Operação Lava Jato contra o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, Antonio Palocci.

A decisão do ministro foi embasada no entendimento do STF sobre a parcialidade da atuação do ex-juiz Sergio Moro e do Ministério Público e em ambos não terem respeitado o devido processo legal durante a operação.

“Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual”, escreveu o ministro na decisão, argumentando ainda que os procuradores e juízes da Lava Jato adotaram um padrão de conduta “ignorando o contraditório, a ampla defesa e a própria institucionalidade para garantir seus objetivos – pessoais e políticos”.

Preso em 2016 e condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Palocci fez um acordo de delação premiada e progrediu para a prisão domiciliar desde 2018.

Related posts

Cardeal da Silva sedia maior campeonato nacional de futebol de base e movimenta economia local

Secis implementa medidas de mitigação climática e sustentabilidade na Festa de Iemanjá

“Escola é espaço de formação humana”, diz Rowenna Brito sobre investimentos de R$ 11 bilhões e novas diretrizes para a educação na Bahia