‘Tentativa de início de golpe’, diz Lula sobre atos do dia 8 de janeiro

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quarta-feira (18), que os atos antidemocráticos registrados nas sedes dos três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no dia 8 de janeiro, foram “uma tentativa de início de golpe”. As declarações foram dadas em entrevista a jornalista Natuza Nery, da GloboNews.

Na oportunidade, o mandatário do Brasil apontou conivência da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). “Eles estavam seguindo ordem do Bolsonaro, que ficou muito tempo pedindo pra invadir Supremo, de invadir tudo aqui. O silêncio dele mesmo depois de tudo que aconteceu, me deu a impressão de que ele sabia de que tudo ele está acontecendo. Ele parecia que estava esperando voltar ao país na glória do golpe”, afirmou.

Lula ainda afirma que houve falha por parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) , da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e dos militares do Exército e da Aeronáutica.

“Nós cometemos um erro elementar: a minha Inteligência não existiu. Eu saí daqui na sexta com a informação que tinha 150 pessoas no acampamento e, depois que aconteceu isso, soube que estava sendo convocado há mais de uma semana”, comentou.

Durante a conversa, o chefe do Executivo nacional confessou que a sua “mágoa é que houve negligência.”

Related posts

CCJ de Salvador aprova projeto de Cezar Leite que veta material sobre transição de gênero para crianças

Ida de Jorge Araújo a Brasília reacende rumores sobre suplência de João Leão e de dança das cadeiras no PP em Salvador

COP30: países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta