STF já tem maioria para manter prisão do ex-deputado Roberto Jefferson

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta terça-feira (2), para manter a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB). A informação é do portal Metrópoles. Jefferson é réu em ação na Suprema Corte. Ele entrou com agravo regimental, recurso que pretende fazer um tribunal rever sua própria decisão.

De acordo com a publicação, o primeiro voto foi do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. Acompanharam seu voto a favor da manutenção da prisão Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Cármen Lúcia declarou suspeição, e os demais ministros têm até 23h59 para depositar seus votos.

Moraes argumentou em seu voto que o declínio de competência do STF para a Seção Judiciária do DF só acontece após apreciação das medidas urgentes, incluindo o agravo regimental interposto pelo réu.

Quanto ao estado de saúde de Jefferson, o ministro disse que a prisão tem “plenas condições” de fornecer o tratamento necessário e, em casos de exames, o político tem a possibilidade de recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o ministro do STF questiona os laudos médicos que indicam o mal-estar de saúde de Jefferson, já que foram assinados em 2021.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Chile decide neste domingo se elege candidato favorito de direita ou comunista