Sindicato de irmão de Lula pagava “caixinha” para amiga de ex-ministro do governo

Líderes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) recebiam dinheiro extra sempre que um aposentado tinha descontos no benefício do INSS feitos pela entidade.

Segundo o site Metrópoles, esses pagamentos somaram pelo menos R$ 4,1 milhões. O caso, conhecido como “Farra do INSS”, está sendo investigado.

Entre as pessoas que recebiam essas comissões estão a esposa do presidente do sindicato, Milton “Cavalo” Baptista de Souza, e o marido da diretora jurídica, Tonia Andrea Inocentini Galleti.

Tonia é amiga do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e participava do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Ela também ajudou na equipe de transição do governo Lula em 2022, tratando de assuntos da previdência. Tonia é filha de João Batista Inocentini, ex-presidente do Sindnapi, que faleceu em 2023.

A empresa que gerenciava esses descontos, chamada Gestora Eficiente LTDA, fica em um prédio comercial no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Hoje, os donos são Pamela Silva Grecco e Carlos Afonso Galleti Junior, marido de Tonia. A esposa de Milton, Daugliesi Giacomasi Souza, também foi sócia da empresa até junho de 2024.

O Sindnapi, que tem sede em São Paulo e é ligado à Força Sindical, tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão mais velho do presidente Lula.

O sindicato está sendo investigado pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, iniciada em abril deste ano, após reportagens do Metrópoles sobre a “Farra do INSS”.

Documentos mostram que a Gestora Eficiente recebeu pelo menos R$ 4,1 milhões entre 2020 e 2023, vindos do sindicato, do banco Bmg e da seguradora Generali, que tinha ligação com o banco.

Esse valor pode ser maior, já que faltam algumas notas fiscais e outras estão difíceis de ler.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana