Sindicato chefiado por irmão de Lula é alvo de operação da PF contra fraudes no INSS

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (23) contra um esquema nacional de descontos associativos não autorizados de aposentados e pensionistas teve como um dos seus alvos uma entidade chefiada por um dos irmãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, como diretor-presidente, teve um mandado de busca e apreensão cumprido pela PF e foi descredenciado.

A operação busca desarticular um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024.

Em nota, o Sindnapi disse que a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária.

O Sindicato afirmou ainda que uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades e que apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados.

Presidente caiu

Um dos alvos da operação, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, pediu demissão após ter sido afastado do cargo. Segundo a CNN, Stefanutto foi indicado para o cargo por Carlos Lupi, e teria pedido para deixar a cadeira para o próprio Ministro da Previdência.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho