Senadores cobram ligação de Lula a Trump para tentar reverter tarifaço contra o Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o lançamento da Câmara da Cerveja.

Diante da iminente entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump, que impõe alíquota de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, parlamentares da comitiva brasileira em missão nos Estados Unidos passaram a defender uma intervenção direta do presidente Lula. Para eles, uma ligação ao presidente norte-americano pode ser decisiva para reabrir o diálogo e tentar evitar perdas ao agronegócio e à indústria nacional.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nas redes sociais que Lula deveria buscar contato direto com Trump. “O Brasil não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa”, disse a parlamentar, que integra o grupo de senadores em Washington. A mesma linha foi seguida pelo senador Esperidião Amin (Progressistas-SC), que avaliou que uma iniciativa de Lula não traria prejuízo político. “Até uma reação hostil ou de indiferença de Trump à iniciativa de Lula será benéfica para ele. O Lula não tem nada a perder. Só a ganhar”, defendeu.

Trump justificou a nova política tarifária como retaliação ao que considera perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe em 2022. O republicano chamou o processo de “caça às bruxas” e foi criticado por parlamentares democratas por tentar interferir na Justiça brasileira.

Em resposta ao anúncio, o presidente Lula declarou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e sinalizou que o governo estuda medidas com base na Lei da Reciprocidade Econômica. Nos bastidores, no entanto, cresce a pressão para que o Palácio do Planalto reaja com articulação diplomática mais direta, diante do risco de prejuízos bilionários ao setor exportador.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia