Senado vota projeto que aumenta número de deputados da Câmara nesta terça

O Senado vota nesta terça-feira (17) a proposta que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais. O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, foi articulado pela deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ) e, conforme antecipou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não deverá sofrer mudanças durante a passagem pelo Legislativo.

A mudança atende decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou a necessidade de redistribuição das cadeiras conforme os dados populacionais atualizados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para evitar perdas a estados menos populosos, o projeto proíbe a retirada de vagas, optando pela ampliação geral. Com isso, oito estados serão beneficiados com mais representantes, incluindo Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.

Se mantido o número atual, estados como Paraíba, base do presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), perderiam espaço. A estimativa é de um impacto orçamentário de R$ 64,6 milhões anuais, já coberto pelo planejamento financeiro da Câmara para 2027, segundo o parecer técnico.

O número de cadeiras é definido dividindo a população nacional pelo total de vagas, respeitando o mínimo de 8 e máximo de 70 deputados por estado. Assim, o aumento busca corrigir distorções sem ferir limites constitucionais. “A avaliação de despesas já foi feita. Não vai acarretar em aumento de despesas”, disse Alcolumbre.

Related posts

Cardeal da Silva sedia maior campeonato nacional de futebol de base e movimenta economia local

Secis implementa medidas de mitigação climática e sustentabilidade na Festa de Iemanjá

Vereadora de Salvador apoia e participa da maior manifestação nacional por justiça ao cão Orelha, em São Paulo