Saiba quais são os ministros de Lula que não devem interromper férias ir ao ato do 8/1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a sua equipe ministerial, até mesmo os que estão de férias, para comparecer ao Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (8) para participar de uma cerimônia em memória aos dois anos dos atos golpistas de 2023. Na oportunidade, radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. As informações são do porta Metrópoles.

De acordo com a publicação, Lula havia autorizado as férias de 18 ministros entre o final de dezembro e janeiro, com 13 deles afastados do cargo no dia do ato. No entanto, o presidente fez um apelo aos ministros, durante um almoço de confraternização em dezembro, para que participassem da cerimônia.

Até o momento, já confirmaram presença no evento Anielle Franco (Igualdade Racial), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Cida Gonçalves (Mulheres). Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a interrupção das férias dos ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Nísia Trindade (Saúde).

Por outro lado, Carlos Lupi (Previdência Social), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Juscelino Filho (Comunicações) não devem comparecer ao evento por conta das férias. Já os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Jader Filho (Cidades) ainda são dúvida.

Já de acordo com a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, o marqueteiro do presidente, o publicitário Sidônio Palmeira, cotado para assumir a Secretaria de Comunicação Social, pode marcar presença na cerimônia. O publicitário baiano pode assumir a pasta ainda esta semana.

A cerimônia

O presidente Lula pretende realizar uma série de atos para lembrar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A Secretaria de Comunicação Social informou que estão previstos quatro momentos durante a cerimônia. No início, serão entregues as obras de arte que foram danificadas durante o ataque e que precisaram passar por restauração.

Em seguida, está prevista uma cerimônia com a presença de autoridades no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Já no encerramento, o presidente se junta a representantes dos demais Poderes e público para um “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia