Sabatina e votação para vaga no TCM acontecem nesta terça-feira

Os nomes que vão disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), irão se enfrentar nesta terça-feira, 5, em uma sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em reunião extraordinária.

Concorrem ao cargo, deixado pelo ex-conselheiro Fernando Vita, aposentado no final do ano passado, o deputado estadual Paulo Rangel (PT), que obteve o apoio de 38 parlamentares para sua candidatura, e o ex-deputado Marcelo Nilo, com a candidatura oficializada com 18 assinaturas.

A informação foi adiantada pelo portal A TARDE, que confirmou com a deputada estadual Maria del Carmen (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última semana.

A expectativa é que pela manhã, por volta das 10h, ocorra o debate da CCJ e, superada a etapa, no período da tarde, o plenário da Casa aprecie as candidaturas através do voto secreto.

Para definição do nome, são necessários 32 votos favoráveis e quórum qualificado de maioria absoluta, conforme indicou a Alba.

O portal também antecipou que apesar da votação, nos bastidores da Casa, Rangel é tratado como favorito, já que possui o apoio declarado de pelo menos 38 deputados estaduais — quase todos os integrantes da bancada governista, com exceção dos parlamentares do PCdoB, que anunciou ausência da votação após o fracasso da pré-candidatura de Fabrício Falcão (PCdoB).

Já Nilo, tem o apoio da bancada de oposição, formada por 20 parlamentares. O ex-presidente da Alba conta com traições no grupo governista para conseguir a vaga no TCM.

Related posts

Encontro do Mandato apresenta balanço de 2025 e consolida Leo Prates como deputado baiano mais atuante na Câmara

Prefeitura sanciona lei que inclui Festa de Olojá no calendário oficial de Salvador

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho