Representante do MS inaugura Centro Estadual de Anemia Falciforme em Salvador

O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior inaugura nesta segunda-feira (13), junto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) o Centro Estadual de Anemia Falciforme, em Salvador.

Localizada no bairro do Garcia, a unidade contou com um investimento de R$ 9,5 milhões e vai funcionar como referência de atendimento aos portadores da doença.

Dentre os serviços a serem prestados pelo centro, se destacam o atendimento ambulatorial multidisciplinar – hematologista, ortopedista, hepatologista, neurologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica –, com agendamento facilitado; e o dopplertranscraniano, que é fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC. A unidade de saúde também vai oferecer exames hematológicos, bioquímicos e terá agência transfusional.

Segundo a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o Centro de Anemia Falciforme que será inaugurado nesta segunda-feira é a primeira unidade do tipo no país, vinculado ao Estado. Só na Bahia, estima-se que 30 mil pessoas possuam a condição, que provoca anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação sanguínea.

Related posts

Lula decide acionar STF contra derrubada do IOF

Saiba quem são os prefeitos baianos que foram afastados em nova fase da Overclean

Trump aponta Eduardo Bolsonaro como nome ideal da direita para enfrentar Lula em 2026