Réplica da Constituição roubada em manifestação é localizada em MG e será devolvida ao STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (12) que recuperou uma réplica da Constituição Federal de 1988 levada por vândalos durante os ataques do último domingo (8), em Brasília. A peça foi encontrada no sul de Minas Gerais.

Um homem, identificado como Marcelo Fernandes Lima, disse que pegou a réplica da mão dos manifestantes para que não estragassem a peça e entregou à Polícia Federal, em São Lourenço. Ele participou do ato e foi filmado segurando o documento. Ele disse a PF que guardou a Constituição, pois os envolvidos queriam rasgá-la, mas que ele nunca teve intenção de depredar o patrimônio público. A entrega da réplica não o isentará de responder a um processo por ter participado dos atos de vandalismo.

A réplica que ficava em exposição no Salão Branco do STF e será devolvida à ministra Rosa Weber, presidente da corte, às 14h30 desta sexta-feira (13) pelo ministro da Justiça. O exemplar original da Constituição de 1988 também integra o acervo do STF, mas não foi alvo da ação. Ele está preservado no Museu da Suprema Corte. 

Related posts

Alcolumbre pede ao STF que número de deputados seja mantido em 2026

Lula veta trechos da lei que reduz tempo de punição para políticos cassados

Deputado denuncia partido de esquerda por ato que celebra ataque do Hamas a Israel: “Apologia ao terrorismo”