Relator detona PEC da Blindagem no Senado: “Grave retrocesso”

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado leu o relatório nesta quarta-feira (24) sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Na oportunidade, o relator do texto, Alessandro Vieira (MDB-SE), classificou a PEC como um “grave retrocesso” e votou pela inconstitucionalidade da proposta.

“No mérito, a PEC nº 3, de 2021, representa grave retrocesso em relação ao que decidiu o Congresso Nacional quando da votação da PEC nº 2 de 1995, transformada na citada Emenda Constitucional nº 35, de 2001, e que se apresentou como uma das mais importantes alterações constitucionais, no que se refere ao estatuto dos membros do Congresso Nacional”, disse o senador.

A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 16 de setembro, o que foi criticado pelo meio político e pela população, que realizou manifestações em diversas cidades pelo Brasil no último domingo (21).

A proposta queria mudar a Constituição para impedir que deputados e senadores sejam processados sem autorização de suas próprias Casas. Segundo o texto, um parlamentar só poderia ser julgado caso houvesse uma autorização tomada pela Câmara ou pelo Senado por votação secreta.

Related posts

CCJ de Salvador aprova projeto de Cezar Leite que veta material sobre transição de gênero para crianças

Ida de Jorge Araújo a Brasília reacende rumores sobre suplência de João Leão e de dança das cadeiras no PP em Salvador

COP30: países amazônicos anunciam monitoramento conjunto da floresta