Reajuste salarial dos servidores estaduais é aprovado na Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, no início da noite desta terça-feira, 26, o Projeto de Lei 25.918/2025, que assegura a reestrutura remuneratória (reajuste de vencimentos) de servidores estaduais de carreira, de autoria do Executivo. O texto havia sido enviado anteriormente, mas precisou de uma nova versão.

Ao todo, serão agraciados profissionais de carreira dos Grupos Ocupacionais Artes e Cultura, Comunicação Social, Técnico-Administrativo, Técnico-Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, dos cargos das carreiras de Procurador do Estado e Procurador Jurídico, do Grupo Ocupacional Técnico Jurídico, dos cargos das carreiras de Nível de Apoio – NA, do Quadro Especial das Universidades, e dos cargos em comissão, funções comissionadas e gratificadas da Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. O texto modifica a Lei 8.210, de março de 2002.

Segundo o documento, o servidor precisará preencher uma série de requisitos que garantam sua promoção e acesso à “classe imediatamente superior”. “O acesso do servidor à classe imediatamente superior a ocupada ocorrerá exclusivamente mediante o preenchimento dos requisitos para a promoção”, diz trecho do projeto.

Mudanças no texto
O governo já havia enviado uma versão anterior do projeto, mas pediu a retirada do texto para o envio de uma nova versão, na última semana, aprovada nesta terça, 26. Entre as modificações, está a previsão de elevação de despesa.

O projeto anterior apontava um aumento de R$ 96.334.180 nas despesas de 2025, enquanto a versão aprovada aponta uma elevação de R$ 106.082.723 no mesmo recorte de tempo.

Related posts

Em entrevista, Milei diz apoiar família Bolsonaro para as eleições de 2026

Unidade gerida pelo IGH está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, aponta levantamento nacional

Ação oferta vacina V10 na Prefeitura-Bairro de Itapuã na próxima semana