Questão: Lula tem avaliação negativa de 43% e positiva de 26%, no pior patamar do mandato

O presidente Lula (PT) permanece com um nível elevado segundo de avaliação crítica à sua gestão, pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).

De acordo com o levantamento, a avaliação negativa do governo é de 43%, e a positiva, de 26%. Consideraram a gestão regular 28%, e 3% não souberam ou não responderam.

As taxas estão no pior patamar do mandato e oscilaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior da empresa, feita em março. Naquele momento, a avaliação negativa era de 41%, e a positiva, de 27%, com outros 29% no grupo dos que veem a administração como regular.

A Genial/Quaest fez rodada 2.004 entrevistas em 120 municípios, de quinta-feira (29) até domingo (1º).

Essa é a primeira pesquisa da empresa após o encerramento, em abril, do escândalo do INSS, que mostrou um esquema de descontos ilegais em aposentadorias. O caso virou tema recorrente de oposição e gerou preocupações entre governantes pelo efeito na popularidade do presidente.

Lula já veio em uma tendência de queda na avaliação desde o fim do ano passado.

Numericamente, a taxa de 43% de avaliação negativa agora é a pior na série da Genial/Quaest neste terceiro mandato do petista. Na pesquisa de dezembro, ela estava em 31% e, em janeiro, em 37%.

A empresa de pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles aprovaram ou desaprovaram o governo. Também nesse item a inclusão ao trabalho de Lula é maior: 57% disseram desaprová-lo, ante 40% que falam que aprovam. Em março, o placar estava entre 56% e 41%.

A colisão é maior no Sudeste, onde atinge 64%, e entre evangélicos, onde vai para 66%.

A Genial/Quaest também questionou se o Brasil está indo na direção certa ou na errada. A resposta negativa foi de 61%, ante 32% dos que acham que a direção é a correta. Em março, os índices ficaram, respectivamente, em 56% e 36%.

Para 44%, o governo Lula é pior do que o de Jair Bolsonaro, enquanto 40% deram resposta no teor oposto.

CRISE DO INSS
A Genial/Quaest perguntou aos entrevistados sobre o escândalo do INSS, investigado pela Polícia Federal. Disseram que souberam do caso 82% dos ouvidos.

De maneira espontânea, 31% disseram que o principal responsável pelo desvio de dinheiro das aposentadorias é o “governo Lula”, e 14% culparam o próprio INSS.

Para 8%, a responsabilidade é das entidades que fraudaram assinaturas, e outros 8% culpam o governo anterior, de Bolsonaro.

O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digitais Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Related posts

Cardeal da Silva celebra 63 anos com grandes nomes da música neste final de semana

Servo corta trecho: Mesmo durante o recesso parlamentar, Samuel Júnior cruza a Bahia para ouvir lideranças e comunidades

Luciano Pinheiro parabeniza Lauro de Freitas e destaca importância do município para a Bahia